Com vistas a estabelecer um conceito geral para conceber o novo prédio, de acordo com o escopo conceitual da educação infantil proposto pelo Colégio Jesuíta, buscou-se uma analogia com a cidade e seu repertório de situações espaciais, capaz de abrigar diferentes manifestações humanas, individuais ou coletivas. Pensou-se as circulações do prédio como caminhos e largos, com ricos percursos, com formas e situações espaciais interessantes e em contato com a natureza. As áreas abertas, como diferentes praças (naturais, pavimentadas, cobertas, abertas). As salas de aula, como elementos modulares e formadores do tecido da composição e as salas das especialidades, como usos especiais. Os usos se agrupam por afinidade e formam setores com caráter específico, topologicamente reconhecíveis, que se articulam num todo harmônico.
Porto Alegre /RS.
2011
1º Lugar
Equipe:1º Lugar
Autores:
Arq. Dalton Bernardes
Arq. Julio Ramos Collares
Colaboradores:
Arq. Bruno de Azevedo Carneiro
Arq. Cassandra Salton Coradin
Arq. Diogo Suñe Pfeifer Sant'Anna
Arq. Diogo Suñe Pfeifer Sant'Anna
Plantas
PB Térreo
PB 2ºPavimento
PB 3ºPavimento